O termo "Buckfast®" foi usado pelo irmão Adam, em publicações ou artigos relacionados com o seu trabalho de seleção (uma abelha produzida na Buckfast Abbey®). O motivo para o registo da marca Buckfast® é evitar possível degradação, devido à incompetência ou ignorância do "auto-proclamado" criador Buckfast® . Em Portugal serve para que ninguém se aproprie do nome Buckfast® inadequadamente, tendo como objetivo a união de criadores para reproduzir o mais próximo da qualidade das rainhas fornecidas pelo irmão Adam.
Salvar as Abelhas Mansas - Buckfast Portugal
Cartaz 21 de Março 2026

Salvar as Abelhas Mansas

O Inimigo Invisível e o Predador Implacável

A apicultura moderna enfrenta o seu maior desafio histórico. Para que as nossas abelhas mansas sobrevivam, precisamos de compreender as duas frentes de uma guerra silenciosa:

1. Varroa Destructor: O Inimigo Interno

Muitas vezes invisível a olho nu, a Varroa é a principal causa do colapso de colmeias em todo o mundo. Ao contrário do que se pensava, ela não suga apenas a "hemolinfa" (o sangue das abelhas); ela devora os corpos gordos, órgãos vitais responsáveis pela imunidade e reserva de energia.

O resultado: Abelhas debilitadas, com deficiências e sem defesas contra vírus. A morte vem de dentro para fora.

2. Vespa Velutina: O Predador Implacável Externo

Enquanto a Varroa corrói a vida no interior, a Vespa Velutina (Vespa Asiática) monta guarda no exterior. Ela caça as nossas obreiras à entrada da sua própria colmeia, impedindo o fluxo de alimento e instalando o pânico na colónia.

O resultado: O colapso por exaustão e fome. A morte vem de fora para dentro.

O nosso compromisso para o dia 21 de Março

Unimos o conhecimento à prática para garantir que o zumbido das nossas colmeias continue a ecoar nas nossas paisagens. Será uma oportunidade única para aprofundarmos técnicas de maneio sanitário e sustentabilidade.

Convidamos todos a participar na prática num dia dedicado à saúde das nossas abelhas.
Com o habitual almoço convívio!

Organização: Buckfast Portugal

Apoio: Abelhas do Paulo – Buckfast, Município de Melgaço e Caixa de Crédito Agrícola