O termo "Buckfast®" foi usado pelo irmão Adam, em publicações ou artigos relacionados com o seu trabalho de seleção (uma abelha produzida na Buckfast Abbey®). O motivo para o registo da marca Buckfast® é evitar possível degradação, devido à incompetência ou ignorância do "auto-proclamado" criador Buckfast® . Em Portugal serve para que ninguém se aproprie do nome Buckfast® inadequadamente, tendo como objetivo a união de criadores para reproduzir o mais próximo da qualidade das rainhas fornecidas pelo irmão Adam.

Reunião de criadores 2016

Reunião de criadores de GdeB no passado 5 e 6 de Março de 2016



Vou começar com a afirmação de uma atitude de reconhecimento. Não pretendo fazer o elogio da nossa associação, mas defendemos os nossos argumentos e fomos convincentes para levar a bom termo essa honrosa tarefa vinculativa da Buckfast Portugal na Comunidade Europeia de Apicultores Buckfast. Se tivermos presente que estas unidades tinham como missão conjunta, no que respeita a apicultura Buckfast, formar apicultores, criadores de relações internacionais, podemos compreender o sábio e justo desígnio que a Buckfast Portugal reservou aos apicultores Buckfast no projecto da nossa associação em conjunto com a GdeB

Não creio enganar-me ao afirmar convictamente que se trata de um caminho para enfrentar as dificuldades da Buckfast como abelha e como método , um grupo de grande valor, uma verdadeira “elite” apícola, pelas qualidades apícolas, pelo trabalho competente e dedicado com que procura assegurar as suas funções. O reconhecimento desta situação, ao contrário de qualquer reivindicação, é uma condição necessária para qualquer política de desenvolvimento da Buckfast, quer ao nível dos órgãos da direcção, associados, quer ao nível de todas as entidades envolvidas. No nosso caso, e por quanto de nós depende, impõe-se a prossecução e aprofundamento das relações de colaboração já existentes e a descoberta e desenvolvimento de outras como por exemplo o VSH. Destas como daquelas retiraremos sem dúvida o único benefício que importa: desenvolver a Buckfast no nosso apiário e no conjunto da Buckfast Portugal para que aconteça efectivamente o seu indispensável contributo para a realização da missão institucional da Abbey-Associação Buckfast Portugal. Queria também lembrar o Vice-Presidente da GdeB Niels Dietrich, que para além da simpatia e da calorosa recepção na reunião, ajudavam e clarificavam qualquer dúvida que surgia...


___________________________________________________ 



O nosso coordenador geral de reprodução da comunidade (Peter Spieker), fez um agradecimento aos apicultores e criadores que compareceram, e explicando a importância da reunião de criadores, que contou com oradores bem conhecidos como:





(Coordenador Científico: O Job é o coordenador geral de toda a comunidade de apicultores Buckfast).




Nos últimos 100 anos, a promoção da abelha Buckfast cresceu e multiplicaram-se as iniciativas nesta área apícola. Porém, os vinte anos mais recentes marcam um período de alargamento, que se pode atribuir em primeiro lugar a inúmeras associações que participam neste projecto (Buckfast). Esta reunião tem por objectivo dar a conhecer iniciativas de promoção da cultura apicola da Buckfast.


___________________________________________________ 





Não esquecendo o Gilberte que assumiu o cargo de Coordenador de Reprodução além da graduação deve possuir experiência em coordenação, conhecimento em toda área relacionada á Apicultura Buckfast e controles.

Reconhecimento a Bart Jan Fernhout pelo trabalho de rigor e qualidade desenvolvido no desenvolvimento de abelhas resistentes (Buckfast VSH – Single Drone Project).


Também foi de grande importância a componente pratica de base local e internacional, inclusivamente, já haviam um conjunto alargado equacionado o desenvolvimento de VSH. Mas para além disso, nunca a participação nesta reunião terá almejado mais do que a obtenção de conhecimento para desenvolverem o VSH.


___________________________________________________ 




A nossa oportunidade surgiu pouco tempo depois, uma palestra que para além de servir para divulgar o trabalho que temos vindo a realizar ao longo dos anos, foi composta por várias fazes de apicultura ao longo de 25 anos.


Juntamente com o tradutor (Secretário) da Buckfast Portugal Cláudio Pinto onde falei do meu percurso apícula desde o meu início à Buckfast Portugal e da forma de trabalhar que considerava mais relevante, para mim.



___________________________________________________ 


Aproveito esta oportunidade para agradecer a Jean Marie Van Dyck, acompanhou-me neste percurso na Buckfast. Foi, para mim, uma grande honra tê-lo conhecido e assim encontrar um amigo que sempre me apoiou, ao longo destes 8 anos...


___________________________________________________ 



Excelente serviço,  quero agradecer toda a hospitalidade e atenção. Um Hotel acolhedor com boas condições e o espaço destinado às reunões e jantares. A comida estava óptima, estão de parabéns! Gostamos muito. Espero para o próximo ano voltar.


Landgasthof Hotel Hess


___________________________________________________ 


Uma componente prática a realizar no dia 24 de Abril da parte de manhã, na parte da tarde a reunião de Assembleia Geral Ordinária da Buckfast Portugal...

Destinatários:
Só para associados da Buckfast Portugal.


A componente prática vai-se basear no maneio de núcleos de acasalamento, vamos aprender técnicas facilitadoras que vão permitir na posterior um maneio mais adequado no processo dos mesmos. Também estaremos disponíveis para responder a todas as perguntas sobre a criação de rainhas desde o piking à rainha acasalada. A seguir ao almoço teremos a reunião de Assembleia Geral Ordinária.


Cumprimentos
(PG)

___________________________________________________ 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.